quarta-feira, 16 de março de 2011

Cristo Sempre Presente

Cristo, sempre presente!

Eu quero plantar no seu coração um texto da Palavra de Deus, não só para inspirá-lo no dia de hoje, mas para poder trazer da graça e da misericórdia e do carinho de Deus, o nosso Pai. Lucas 2.43-46:
“Terminados os dias da festa, ao regressarem, permaneceu o menino Jesus em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem. Pensando, porém, estar ele entre os companheiros de viagem, foram caminho de um dia e, então, passaram a procurá-lo entre os parentes e os conhecidos; e, não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém, à sua procura. Três dias depois o acharam no templo [...]”
Pode parecer estranho, mas os pais de Jesus o perderam. Eu quero falar para você sobre o Cristo perdido. Por incrível que pareça, a pessoa menos provável para perder Jesus seria Maria, sua mãe. Está escrito que a mulher que fora escolhida por Deus para ser a mãe do Messias o perdera de vista. Aquela que o carregara no ventre, que experimentara as dores do parto, que tivera o privilégio de cuidar da criança (não uma criança qualquer), que lhe ensinara as primeiras palavras, que o vira crescer, enfrentara também uma situação delicadíssima: o desaparecimento, ainda que por breve tempo, do filho. Perder Jesus.
Que situação!
Normalmente nós proclamamos o Cristo que acha o perdido, mas vemos o momento em que Jesus fora perdido. E hoje, infelizmente, alguns têm perdido Jesus não no sentido físico, natural, mas no sentido espiritual, da comunhão com Ele. Perderam a alegria dele, a paz dele, a consciência da presença dele. Porém, querido, neste exato momento, o Cristo vivo está aí bem próximo de você.
Bem mais próximo até do que o ar que você respira. Eu creio que não existe inferno pior do que perder a consciência da presença de Jesus. A pessoa menos provável de perder Jesus era Maria e Maria o perdeu. E ela perdeu sem ter a consciência de que o havia perdido. Pior ainda: conforme podemos ler no texto, ela pensava que Jesus estivesse vindo com os companheiros de viagem. Nós estamos aqui em uma viagem. A vida é esta viagem e nós estamos, a cada dia, viajando, se pudermos falar assim.
Por isso que, quando alguém pergunta como vai, você diz: “Eu vou indo”. Durante um dia inteiro, Maria andou, pensando que Jesus estava indo com os companheiros de viagem. Quantas vezes as pessoas podem fazer isso. Não caminham com Jesus achando: “Bem, Jesus vai com meu marido, com o pastor da igreja, com aquele irmão”. Mas o importante não é o fato de Jesus ir com os companheiros de viagem, mas é Ele ir com você. É você ter a consciência da sua presença. É você ter o coração batendo forte nessa certeza: “Ele está comigo!” Talvez Maria supusesse que Jesus estava indo com os companheiros de viagem. Um dia inteiro ela andou assim.
Eu não sei, querido, se você está vivendo uma experiência assim, de caminhar sem ter a consciência da presença de Jesus Cristo. Um dia você o convidou para entrar na sua vida e Ele veio. Ele trouxe paz, trouxe esperança, perdoou os seus pecados, e você começou, então a viver a aventura mais gloriosa que o ser humano pode experimentar: caminhar com Jesus, andar com Ele, porém mil situações aconteceram e, de repente, você se vê sozinho, pensando que Jesus está com os companheiros de viagem. A pessoa menos provável para perder Jesus era Maria, mas ela o perdeu. Perdeu sem saber que o havia perdido. Ela o perdeu não em um baile de carnaval. Não foi nos locais onde o pecado reina. Ela perdeu Jesus no templo, no lugar menos provável para perder Jesus.
Há tanta gente que tem perdido Jesus no templo, tem perdido a comunhão com Ele, tem perdido a alegria, tem perdido a paz, tem perdido a consciência da presença dele no templo. E perder Jesus no templo significa se envolver com coisas de religião, se envolver, muitas vezes, com doutrinas, com sistemas. Quantas vezes você começou a andar com Jesus e havia tanta alegria, havia consciência da presença de Jesus, mas você começou também a se inclinar mais para uma doutrina do que para Jesus. A doutrina passou a ser mais importante para você do que o próprio Jesus. Isso é o que significa perder Jesus no templo.
Outros perdem Cristo no templo porque olham mais para as pessoas do que para o próprio Jesus. Ele mesmo disse: “É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm!” (Lucas 17.1.) Quantas pessoas caídas, prostradas, machucadas, que perderam a consciência da presença de Jesus no templo. Mas quais são as causas? Pode ser que um irmão tenha causado um escândalo, houve uma situação de constrangimento, ele se entristeceu, ficou longe e agora está caído. Outras vezes, no próprio trabalho do Senhor, um lugar sagrado, santo, com coisas tão gloriosas, quantas vezes as pessoas perdem Jesus exatamente porque se envolvem mais com a obra do Senhor, com o trabalho dele, do que com Ele mesmo.
Querido, Jesus não quer o seu trabalho, por mais importante que seja, mas Ele quer você. Ele não se importa com o quanto você trabalha para Ele, o que Ele mais deseja é exatamente o seu amor para com Ele. É isto que conta! Diz o texto que quando Maria percebeu que Jesus não estava com eles, não quiseram continuar no templo. Então ela e José voltaram para Jerusalém em busca de Jesus, e o procuraram durante três dias. Três dias procurando Jesus! Procurando, querendo, buscando, mas não
encontrando. Afinal, onde se encontrava Jesus? No templo. O lugar mais óbvio para Maria procurá-lo, porém ela o procurara três dias depois.
É interessante que encontramos o Mestre exatamente no mesmo local em que o perdemos. Achamos Jesus onde nós o deixamos. Ele estará ali, sabe por quê? O amor espera, a graça do Senhor espera. Talvez você tenha perdido Jesus ao abrir espaço no seu coração para a raiz de amargura, ou talvez por um pecado não confessado.
Quem sabe o motivo é aquele objeto que você levou para a sua casa e não devolveu. A causa pode ser por várias situações. Quem sabe a sua fala seja essa: “Eu perdi, eu não tenho mais aquela alegria da presença do Senhor!” Parece que a presença de Jesus não traz mais aquele encanto, aquele prazer, aquela satisfação. Você precisa voltar. É um inferno caminhar sem Jesus. O que é também um inferno? É viver no mundo, mas sem Jesus. O grande drama é que algumas pessoas perderam o Senhor, mas continuam caminhando como se tivessem Jesus. Porém, não o tem mais.
Se você está vivendo dessa maneira, deseje encontrar Jesus. Há um versículo nas Escrituras que diz: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras”. (Apocalipse 2.5.) Volta! Volta para o Senhor!
Ele o recebe, Ele o espera, Ele lhe oferece uma nova chance para um novo recomeço, segundo a graça, o carinho e a vontade do Pai. Não veja um Cristo perdido, mas veja um Cristo que acha o perdido, que o restaura e que oferece ma nova oportunidade.

Trecho adaptado ebook_88 Onde está Jesus - Márcio Valadão
http://www.lagoinha.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário